twitter


Curtindo ainda um pouco a ressaca da churrascada do natal, começamos a nos preparar para o reveillon.

Nesta data não cozinhamos.

Resolvemos ir a Expo-Lisboa onde haveria queima de fogos.

Fomos primeiro a um restaurante chinês (sempre mais barato) na companhia de mais alguns amigos, como Teresa (também cearence), Zé (um português amigo) e outras pessoas.

Foi um sacrifício chegar, pela grande quantidade de gente que lá estava.

Mais sacrifício mesmo foi voltar.

Como era inverno, logo depois da meia noite começou uma chuva fina que não parou mais. Difícil conseguir comida , pois os restaurantes só aceitavam pacotes completos, com menus prontos e muito caros.

A partir de 3 horas da manhã começamos a tentar voltar pra casa, pois o frio era grande e piorava por causa da chuva. A sensação térmica em Portugal é ainda maior por ser umido e as roupas não conseguem barrar o frio.

Primeiro não havia transportes públicos.

Segundo não havia táxi suficiente para a demanda de gente tentando sair da Expo. A fila no ponto era interminável para alguns minguados carros que apareciam.

Fomos ficando desanimados e resolvemos esperar num ponto de ónibus próximo até que a situação dos transportes públicos se normalizasse.

O tempo parecia que não passava e a nossa agonia aumentava com fome, no frio e na chuva.

Por sorte, quase 6 horas da manhã, um táxi parou ao nosso sinal , depois de vários terem recusado por não estarmos na fila do ponto de táxi.

Nos salvamos.

Aumentava o nosso desejo de voltar pra casa por que lá nos esperava um creme de ervilha que tínhamos deixado pronto na geladeira, caldinho este, que nos acompanhou por muitas manhãs de ressaca em todas as farras que fazíamos até o sol nascer na pequena sala do nosso apartamento.

CREME DE ERVILHA CURA RESSACA
2 pacotes de ervilha secas(desidratadas), pode usar a fresca também, mas com as secas o sabor fica mais acentuado.
3 chouriços português (tipo uma linguiça defumada, tipicamente portuguesa) cortada em rodelas.
1 pé de alface cortadas
2 cebolas cortadas em quatro
1 lata de creme de leite
Alho e pimenta a gosto
E bastante azeite (como é muito barato em Portugal, tudo que fazíamos usávamos azeite)

Refogar o alho, a cebola e o alface no azeite, acrescentava a ervilha e cobrir com agua. Depois de uns 20 minutos, quando a ervilha já estava bem mole, retirar do fogo e deixar esfriar um pouco para bater no liquidificador. Depois de tudo batido em forma de creme, volta a mistura para uma panela onde já tinha refogado o chouriço cortado em rodela no azeite. Deixar mais uns 10 minutos e desligar o fogo. Acrescentar o creme de leite e abafava com a tampa.

No restaurante chinês...



.

0 comentários:

Postar um comentário