Presumo que já perceberam que nós gostamos muito de conhecer lugares.
Provavelmente conhecemos melhor Portugal do que muitos portugueses.
Entre essas nossas excurções, está uma visita que fizemos a Óbidos, uma simpática vila medieval.
Andávamos na muralha do Castelo procurando alguém que pudesse tirar uma foto nossa, quando encontramos 2 garotos que eram do Rio Grande do Sul. Bem, louco por futebol que é, logo puxou a conversa pra qual time eles torciam, e eles se declaram gremistas "é claro" (assim falaram).
Agradecemos e descemos para o interior do castelo.
Em nossa direção vinha um senhor alto e de porte atlético, e ao me aproximar dele, disse em voz alta para o Bem:
"Bem, é o Felipão...".
Luis Felipe Scolari, o Felipão, sorriu e respondeu: "É sim , é o Felipão".
Óbvio que tiramos fotos com ele e Bem ainda puxou algum assunto sobre futebol. Foi muito simpático. Ele tinha acabado de assumir a seleçâo Portuguesa de Futebol, a qual mudou a cara.
Encontramos o Felipão e sua família em vários momentos do passeio, e descobrimos que o garoto que tinha tirando nossa foto na muralha do castelo era o seu filho.
Comemos um belo javali num restaurante muito charmoso . E finalizamos com um digestivo chamado ginjinha, um licor de Ginja típico de Óbidos.
Em homenagem a esse passeio, deixo aqui a receita deste licor:
GINJINHA DE ÓBIDOS
Utilize ginjas maduras, uma boa aguardente sem cair em exageros.
Passe as ginjas por água para retirar o pó, tire-lhes os pés, e seque as ginjas com papel absorvente para retirar o excesso de água da lavagem.
Coloque as ginjas em garrafas de boca larga até 1/3 do volume da garrafa, ponha o açúcar até chegar ao nível da fruta, um pau de canela, tape e abane a garrafa ligeiramente para envolver o açúcar na fruta e deixe repousar até ao dia seguinte.
No dia seguinte, acabe de encher a garrafa com aguardente, tape e abane as garrafas diariamente durante pelo menos uma semana.
Guarde-as num local escuro durante pelo menos três meses, ao final desse tempo prove para ver se está bom de açúcar, senão estiver acrescente mais uma ou duas colheres de açúcar conforme o gosto e volte a tapar a garrafa.
Ao fim de seis meses está pronta a beber, mas aconselho vivamente a esperar um ano para provar o delicioso néctar...
.
1 de outubro de 2011 às 00:58
1) O que são ginjas?
2) O que é abanar?
Entendi tratar-se de um licor e fiquei com vontade.